SOBRE NÓS

A Seja Digital* é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, criada inicialmente para operacionalizar a migração do sinal de TV analógico para o digital no Brasil, conforme definido pelo Edital de Licitação da Anatel em 2014.

Desde o começo, assumimos que, além de cumprir as obrigações do edital, deveríamos atender ao interesse da coletividade. Dessa maneira, implementamos políticas públicas de radiodifusão e telecomunicações dentro do prazo, com economia de recursos e sem deixar ninguém para trás.

Ao longo dessa trajetória, a boa governança e a eficiência na gestão permitiram o cumprimento das obrigações iniciais e a sobra orçamentária, que deram origem a três temporadas de atividade que já impactaram mais de 150 milhões de pessoas.

*No Edital que determinou sua criação, a entidade é denominada EAD, sigla para Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV. A razão social da Seja Digital é Associação Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV. A marca Seja Digital foi criada em 2015, para a comunicação com o público.

NOSSO PROPÓSITO

Não deixar ninguém para trás.


Mais do que um objetivo, essa é a inspiração que orienta a estratégia e todas as atividades da Seja Digital, de modo a gerar impacto positivo para todas as partes interessadas, na vida das pessoas e do planeta.

Autorregulação privada e regulação pública tornam-se complementares e não realidades opostas ou excludentes. Essa conjugação de diferentes interesses envolve um processo contínuo de negociação dos múltiplos atores envolvidos no processo e traz a construção conjunta de resultados.

Nossos valores

GOVERNANÇA

Com vistas à geração de valor sustentável para nossa empresa, para nossos associados e para a sociedade em geral mantemos um sistema de governança para gestão e monitoração que visa garantir integridade, transparência, equidade, responsabilização e sustentabilidade de nossas ações.

HUMANIZAÇÃO

Agimos com respeito e empatia com nossas pessoas e com as pessoas ao nosso redor. Mantemos diálogo aberto com todos as partes interessadas, e buscamos ativamente escutá-las.

MELHORIA CONTÍNUA

Não nos contentamos com performances medianas, buscamos evoluir continuamente nosso desempenho e encontrar maneiras de fazer melhor aquilo que já fazemos.

TECNOLOGIA & DADOS COMO ALAVANCAS

Reconhecemos que tecnologia e dados são recursos que impulsionam o crescimento, a inovação e o sucesso no longo prazo.

VALOR COMPARTILHADO DE NOSSAS AÇÕES

É definição estratégica da Seja Digital atender as partes interessadas. O foco da gestão está centrado não apenas em processos e metas, mas também no alcance de impacto efetivo.

NOSSA HISTÓRIA

A Seja Digital foi estabelecida por determinação da Anatel, em resposta à necessidade de expandir a banda larga móvel na faixa de 700MHz, a mesma frequência utilizada pelo sinal de TV analógico. De 2015 até hoje, implementamos uma série de projetos que visam não apenas a digitalização dos sinais de TV, mas também a inclusão digital por meio da expansão da infraestrutura de telecomunicações.

Formada pelas empresas de telecomunicações Algar Telecom, Claro, Tim e Vivo, a Seja Digital se tornou um modelo singular no cenário brasileiro de entidade privada responsável pela implementação de políticas públicas.

Conheça mais sobre a origem e os principais momentos dessa trajetória, dividida em três temporadas de atuação:

LINHA DO TEMPO

Agosto de 2014
Publicação do edital de licitação do 4G na faixa de 700MHz, no qual a Anatel determinou que as operadoras vencedoras criassem uma entidade para executar a missão de acelerar a adoção do sinal digital de TV no Brasil, e empenhassem nela o montante equivalente a US$ 1 bilhão, parte dos recursos correspondentes ao lance vencedor.

Dezembro de 2014
Constituição do GIRED, Grupo de Implementação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV, que reúne representantes do Ministério das Comunicações, da Anatel, dos radiodifusores e das operadoras, e é responsável pelas diretrizes da Seja Digital.

Março de 2015
Constituição da entidade em cartório, ainda sob o nome EAD. Posteriormente, para a comunicação com o público, a marca Seja Digital foi adotada.

Março de 2016
Desligamento do sinal analógico de TV na cidade de Rio Verde (GO), projeto piloto estruturado a partir de 2015 e que gerou diversos aprendizados.

Janeiro de 2019
O sinal de TV analógico foi desligado nas últimas cidades previstas no Edital, após a entrega de 12,4 milhões de kits conversores para TV digital em 1.379 cidades.

Junho de 2019
A liberação da faixa de 700 MHz foi concluída, permitindo a expansão da tecnologia 4G de telefonia celular em todo o país.

Dezembro de 2020
O Conselho Diretor da Anatel reconheceu que as obrigações originais da Seja Digital haviam sido cumpridas, o que determinaria o encerramento das atividades da empresa. A boa governança e a gestão eficiente, no entanto, permitiram economia de recursos. Diante do saldo remanescente, o mesmo conselho determinou à Seja Digital duas novas atribuições: a construção da Infovia 01, para permitir a conectividade de alta qualidade e velocidade para nove municípios entre Manaus (AM) e Santarém (PA), e levar sinal de TV digital para 1.650 municípios em todo o país sem acesso à tecnologia. Para nomear o novo ciclo de atividades, não previsto inicialmente, criamos o termo “segunda temporada”.

Fevereiro de 2023
Conclusão de instalação do backbone da Infovia 01, incluindo lançamento do cabo óptico subaquático com 1,1 km de extensão no leito de rios entre Manaus (AM) e Santarém (PA).

Agosto de 2023
Inauguração da Infovia 01, em Santarém (PA), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, presidente da Anatel, entre outras autoridades nacionais e regionais.

Novembro de 2023
Finalização do projeto que levou sinal digital de TV para as 1.563 cidades aptas a serem atendidas pelo Programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações.

Agosto de 2024
O Conselho Diretor da Anatel reconheceu o cumprimento das obrigações definidas, encerrando a segunda temporada. Mais uma vez a boa governança e a gestão eficiente garantiram sobra orçamentária e, com isso, foram incluídos seis novos projetos no escopo da Seja Digital: Atendimento a Localidades com SMP, para levar cobertura móvel a regiões remotas; Manutenção das estações retransmissoras implantadas no âmbito do Programa Digitaliza Brasil; Evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre - SBTVD-T; Aplicações de TV 3.0 para TVs Públicas e Destinação futura de estações experimentais para TVs Públicas; e Brasil Digital, para a ampliação de oferta de televisão digital terrestre em todo o Brasil.

Outubro de 2024
A Seja Digital realizou a primeira rodada de leilão reverso para levar acesso à telefonia móvel e internet banda larga a 59 localidades rurais do Brasil.