Projeto de manutenção das Estações Retransmissoras do Programa Digitaliza Brasil (PDB)

A iniciativa visa manter o bom funcionamento de estações retransmissoras que levam acesso ao sinal digital de TV aberta a cerca de 20 milhões de habitantes em 25 estados do país. 

Iniciado em janeiro de 2025, o projeto prevê a manutenção e a monitoração das Estações Retransmissoras de TV Digital Multicanal (ERTM) instaladas pela Seja Digital dentro do Programa Digitaliza Brasil (PDB), criado pelo Ministério das Comunicações. Entre 2020 e 2023, essas estações levaram acesso ao sinal digital de TV aberta a 1.563 municípios que dispunham apenas de canais de TV analógicos. Saiba mais sobre essa etapa aqui.

No projeto de manutenção, a Seja Digital realizará a monitoração, além de manutenções preventivas e corretivas até o término dos recursos alocados no projeto, que somam R$ 45 milhões, ou até a data máxima de setembro de 2026 – o que acontecer primeiro.

As prefeituras podem participar de forma simples.

Todas as 1.563 prefeituras contempladas pelo Programa Digitaliza Brasil receberão email da Seja Digital com detalhes sobre o Projeto de Manutenção. Para manifestar interesse no projeto, a prefeitura deverá responder à mensagem enviada pela Seja Digital com os seguintes anexos:

  • Manifestação de interesse preenchida e assinada eletronicamente pela plataforma gov.br (instruções no link Assinatura eletrônica via eGov) ou, se preferir, imprimir, assinar manualmente com reconhecimento de firma e anexar o documento para o envio.
  • Fotos solicitadas no formulário:
    • Foto externa mostrando o cercamento;
    • Foto interna do cercamento mostrando a estação;
    • Duas fotos do abrigo com as portas abertas, mostrando os equipamentos, nas visões frontal e traseira.

Prazo final para manifestação de interesse: 30 de abril de 2025.

Atenção: A estação não precisará estar cercada ou em pleno funcionamento para a manifestação de interesse das prefeituras.

Saiba mais sobre a responsabilidade de cada parte envolvida:

  • Seja Digital:
    • Vistoria técnica do estado de conservação e funcionalidade dos equipamentos;
    • Monitoração remota contínua das estações por meio de telemetria e de um Centro de Operações de Rede (NOC, na sigla em inglês);
    • Inspeções regulares, duas vezes por ano, para verificar equipamentos, identificar possíveis falhas e cuidar da conservação geral das estações;
    • Execução de manutenções preventivas e corretivas até o término dos recursos alocados para o projeto ou até setembro de 2026 – o que acontecer primeiro;
    • Em casos específicos, readequações e recuperações nas ERTMs;
    • Orientação técnica e suporte operacional em casos de falhas ou incidentes.
  • Prefeituras:
    • Manutenção da infraestrutura para garantir que as instalações físicas estejam conservadas, seguras e limpas, incluindo capinar o terreno, eliminar plantas invasoras que possam crescer se apoiando nas estruturas (estação de TV, antenas parabólicas, abrigo), eliminar insetos e animais que possam se instalar no abrigo e demais partes da estação, além de evitar o acúmulo de lixo.

      Importante: Caso o terreno seja encontrado sem capinar e sem a limpeza, o município poderá perder o direito de participar do Projeto de Manutenção, pois isso dificultará ações necessárias para continuidade.
    • Fornecimento de acesso à internet na estação;
    • Indicação de um responsável técnico pela infraestrutura , capaz de relatar problemas e executar atividades na estação;
    • Manutenção da luz de balizamento; 
    • Segurança no entorno das estações e facilitação do acesso técnico aos equipamentos;

Atenção! No momento da visita técnica presencial, é essencial que a equipe da Seja Digital tenha acesso à estação e às chaves da cabine. Caso isso não seja providenciado, a manutenção será dada como concluída e o município ficará responsável por executá-la.

  • Radiodifusores (Canais de TV):
    • Garantia da configuração dos equipamentos e certificar-se de que os transmissores estão configurados corretamente para enviar o sinal com qualidade;
    • Cumprimento das normas técnicas e regulatórias​;
    • Correção de eventuais problemas técnicos, caso o sinal da programação não esteja chegando adequadamente à estação de TV;
    • Indicação de um responsável técnico que possa conversar com o time da Seja Digital e resolver qualquer problema rapidamente;
    • Cumprimento de obrigações regulatórias, como o pagamento de taxas exigidas pela Anatel e pelo Ministério das Comunicações.

CONHEÇA UMA ERTM

Conheça neste vídeo como funciona uma estação retransmissora de TV digital.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Introdução ao Projeto de Manutenção

O que foi o Programa Digitaliza Brasil?

O Programa Digitaliza Brasil, criado pelo Ministério das Comunicações, levou sinal digital de TV aberta a 1.563 municípios que dispunham apenas de canais de TV analógicos entre 2020 e 2023. O programa incluiu a instalação de uma Estação Retransmissora de TV Digital Multicanal (ERTM) em cada uma dessas localidades, garantindo o acesso de toda a população a canais de TV com qualidade digital. Mais informações a respeito do Programa estão disponíveis aqui.

O que é o Projeto de Manutenção?

O projeto apoia os 1.563 municípios que receberam a infraestrutura de retransmissão de sinal digital dentro do Programa Digitaliza Brasil entre 2020 e 2023. Com o término do Programa, as prefeituras assumiram a responsabilidade pela operação e manutenção das estações retransmissoras instaladas pela Seja Digital.

Com as dificuldades enfrentadas por muitas prefeituras, o Projeto de Manutenção visa recuperar e manter, a partir de 2025, e por prazo limitado, o funcionamento adequado das estações. Dessa forma, torna-se possível garantir a entrega de um sinal de TV com qualidade à população, oferecendo mais tempo para que os municípios possam se preparar para assumir integralmente essa responsabilidade.

Quando o projeto terminar, as prefeituras deverão reassumir o papel de operação e manutenção de suas estações.

Qual é o prazo do projeto?

O prazo do projeto está vinculado à disponibilidade do orçamento aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel. Caso haja recursos financeiros suficientes, sua execução ocorrerá até setembro de 2026.

Como, na prática, o projeto garantirá que as estações continuem operando?

A Seja Digital executará ações de supervisão remota dos equipamentos transmissores das estações. Além disso, realizará manutenções técnicas remotas e presenciais, e a recuperação de estações que apresentem falhas ou deficiências operacionais.

Responsabilidades e Estrutura do Projeto de Manutenção

Quais são as partes envolvidas no projeto?

Seja Digital, Prefeituras e Radiodifusores (canais de TV).

Quais serão as responsabilidades da Seja Digital no Projeto de Manutenção?

A Seja Digital será responsável por garantir que as Estações Retransmissoras de TV Digital Multicanal (ERTMs) funcionem adequadamente. Para isso, ela realizará várias atividades importantes:

  • Vistoria técnica do estado de conservação e funcionalidade dos equipamentos;
  • Monitoração remota contínua das estações por meio de telemetria e de um Centro de Operações de Rede (NOC, na sigla em inglês);
  • Manutenção preventiva, por meio de inspeções regulares, duas vezes por ano, para verificar equipamentos, identificar possíveis falhas e cuidar da conservação geral das estações;
  • Execução de manutenções preventivas e corretivas até o término dos recursos alocados para o projeto ou até setembro de 2026 – o que acontecer primeiro;
  • Em casos específicos, readequações e recuperações nas ERTMs;
  • Orientação técnica e suporte operacional em casos de falhas ou incidentes.
Quais são as responsabilidades da Prefeitura no Projeto de Manutenção?

As prefeituras têm um papel importante no cuidado das Estações Retransmissoras de TV Digital Multicanal (ERTM) e são responsáveis pelas seguintes atividades:

Manutenção da infraestrutura para garantir que as instalações físicas estejam conservadas, seguras e limpas, incluindo capinar o terreno, eliminar plantas invasoras que possam crescer se apoiando nas estruturas (Estação de TV, antenas parabólicas, abrigo), eliminar insetos e animais que possam se instalar no abrigo e demais partes da Estação, além de evitar o acúmulo de lixo.

Importante: Caso o terreno seja encontrado sem capinar e sem a limpeza, o município poderá perder o direito de participar do Projeto de Manutenção, pois isso dificultará ações necessárias para continuidade.

  • Fornecimento de acesso à internet na estação;
  • Indicação de um responsável técnico pela infraestrutura , capaz de relatar problemas e executar atividades na estação;
  • Manutenção da luz de balizamento. 
  • Segurança no entorno das estações e facilitação do acesso técnico aos equipamentos;

Atenção! No momento da visita técnica presencial, é essencial que a equipe da Seja Digital tenha acesso à estação e às chaves da cabine. Caso isso não seja providenciado, a manutenção será dada como concluída e o município ficará responsável por executá-la.

Quais são as responsabilidades dos Radiodifusores (canais de TV) no Projeto de Manutenção?

Os radiodifusores (canais de TV) têm algumas responsabilidades importantes para garantir que tudo funcione bem. Eles devem:

  • Garantia da configuração dos equipamentos e certificar-se de que os transmissores estão configurados corretamente para enviar o sinal com qualidade;
  • Cumprimento das normas técnicas e regulatórias​;
  • Correção de eventuais problemas técnicos, caso o sinal da programação não esteja chegando adequadamente à estação de TV;
  • Indicação de um responsável técnico que possa conversar com o time da Seja Digital e resolver qualquer problema rapidamente;
  • Cumprimento de obrigações regulatórias, como o pagamento de taxas exigidas pela Anatel e pelo Ministério das Comunicações.

Manifestação de Interesse

Como as prefeituras podem participar do projeto?

As prefeituras podem participar do projeto de forma simples

  • A equipe de mobilização da Seja Digital entrará em contato com todas as prefeituras que fazem parte do Programa Digitaliza Brasil, explicando como o projeto funciona.
  • A Seja Digital enviará e-mail para a prefeitura com o formulário de Manifestação de Interesse do Município e instruções.
  • Para manifestar o interesse de adesão ao projeto, a prefeitura deverá responder o e-mail recebido da Seja Digital com os seguintes anexos:

1. Manifestação de Interesse fornecido preenchido e assinado eletronicamente pela plataforma gov.br (instruções no link Realizar a Assinatura Eletrônica de documentos ) ou, se preferir, imprimir, assinar manualmente com reconhecimento de firma e anexar o documento para o envio.

2. Fotos solicitadas no formulário

  • Foto externa mostrando o cercamento;
  • Foto interna do cercamento mostrando a estação;
  • Duas fotos do abrigo com as portas abertas, mostrando os equipamentos, nas visões frontal e traseira.

Atenção: A estação não precisará estar cercada ou em pleno funcionamento para a Manifestação de Interesse das prefeituras.

As prefeituras ao receberem as informações, deverão se manifestar na sequência para não perderem os prazos.

Quais elementos são avaliados na Vistoria Técnica?
  • Infraestrutura Física: Estado de cercamento, portões, abrigo e trancas.
  • Equipamentos de Transmissão e recepção: Antenas de transmissão, antenas parabólicas, transmissores e cabos.
  • Energia e Conectividade: Quadro de energia, aterramentos, nobreaks, baterias e conectividade de internet.oClimatização: Funcionamento dos equipamentos de ar-condicionado e ventilação.
Existe algum custo para o município?

Não há custo para o município com monitoração e manutenção das estações. Esses custos serão cobertos pelo projeto.

Os custos da prefeitura são aqueles associados às suas responsabilidades, como a contratação da energia elétrica, internet e zeladoria do local.

Após a Manifestação de Interesse

O que acontece após a manifestação de interesse do município?

Após a manifestação de interesse ao Projeto de Manutenção PDB, os seguintes passos acontecerão:​

  1. Análise da Manifestação de Interesse:
    A Seja Digital analisará o formulário e as fotos enviadas pela prefeitura para validar a participação no projeto. ​Caso sejam identificadas inconsistências ou falhas na documentação, a prefeitura será contatada para realizar as devidas correções.​ Os municípios que submeterem toda a documentação serão considerados parte integrante do projeto.​
  2. Vistoria Técnica:
    Para avaliar as condições das instalações, será feita uma vistoria técnica com os seguintes objetivos:​-
    • A ERTM está em pleno funcionamento:
      Se a estação não apresentar problemas, ela será conectada ao NOC (Centro de Operações de Rede) para supervisão remota. ​
    • A ERTM necessita recuperação:
      Caso sejam encontrados problemas, a Seja Digital realizará a recuperação dos itens básicos de infraestrutura, como quadro elétrico, aterramentos e ar condicionado, durante a vistoria presencial. ​Se forem identificadas falhas nos equipamentos da estação será elaborado um orçamento para os reparos necessários, que será submetido à aprovação do GIRED, órgão responsável pelas diretrizes do projeto.
  3. Como serão realizadas as Vistorias Técnicas
    A SejaDigital avaliará, caso a caso, a necessidade de vistoria técnica de forma remota ou presencial. Normalmente as ERTMs que estiverem em pleno funcionamento não exigirão visitas presenciais.​

    No caso das vistorias remotas, a Seja Digital agendará, com o representante técnico do município, uma data para que ele se dirija à estação e colete os dados necessários. Esses dados serão usados pela Seja Digital para elaboração do relatório de vistoria.​

    No caso das vistorias presenciais, a Seja Digital agendará, com o representante técnico do município, uma data para que a Seja Digital execute a vistoria presencialmente e elabore o relatório técnico correspondente.​
  4. Qual o prazo para realização das Vistorias Técnicas
    Prazo estimado para a realização de todas as vistorias técnicas é até o final de maio de 2025.
  5. Orçamento e Deliberação do GIRED (apenas para as estações com falhas nos equipamentos):
    Após a conclusão das vistorias em todos os municípios participantes, a Seja Digital consolidará um único orçamento abrangendo as necessidades de manutenção identificadas nas estações com falhas nos equipamentos.​

    O orçamento será submetido ao GIRED para análise e deliberação. O GIRED avaliará as propostas e decidirá quais municípios terão as estações recuperadas. A expectativa é que apenas casos excepcionais ou situações de força maior possam ser questionados. ​
  6. Comunicação da Decisão (apenas para as estações com falhas nos equipamentos): 
    A Seja Digital informará as prefeituras sobre a decisão do GIRED, explicando os motivos e as etapas seguintes:​
    • Para estações aprovadas, o cronograma de recuperação será comunicado.​
    • Para estações não aprovadas, as prefeituras receberão orientação técnica para buscar alternativas locais, caso desejem executar os ajustes por conta própria.​
  7. Recuperação das ERTMs (apenas para as estações com falhas nos equipamentos): 
    A Seja Digital iniciará a recuperação das estações aprovadas pelo GIRED conforme cronograma aprovado para o projeto, com expectativa de conclusão até outubro de 2025. ​
  8. Monitoramento Ativo: 
    Após a recuperação ou aprovação da estação, ela será conectada ao NOC para monitoramento em tempo real. ​
    No caso de incidentes o NOC realizará diagnósticos remotos e poderá contatar a prefeitura para realizar ações locais, se necessário. Caso constatados problemas nos equipamentos, o NOC iniciará e executará o processo de manutenção, sem custos para a Prefeitura. ​
  9.  Manutenção Preventiva e Suporte Técnico:
    A Seja Digital agendará visitas preventivas a cada seis meses para a execução de manutenções preventivas.​
O que acontece em casos de força maior, fortuitos ou vandalismo?

Enquadram-se nesses casos danos causados por eventos fora do controle como raios, inundações, vendavais, falha de energia, guerras e revoluções, além de assalto e vandalismo. Nesses casos, os passos devem ser os seguintes: 

  • Relatório: Será feito um relatório detalhando os estragos e  um orçamento para consertos.​
  • Ações necessárias: A Seja Digital submeterá o orçamento para aprovação do GIRED. Se aprovados, a Seja Digital executará as ações corretivas.​
  • Orientação à prefeitura: A prefeitura será avisada sobre o ocorrido e poderá receber orientações para reforçar a segurança no local, evitando novos problemas.​
A Seja Digital resolverá problemas nos equipamentos de ar-condicionado?

Sim

Como reportar falhas na estação?

A prefeitura deverá comunicar a falha diretamente ao Centro de Controle de Rede (NOC). A Seja Digital informará assim que possível como se dará esse contato com o NOC.​

O NOC é o responsável por:​

  1. Registrar a falha: Documentar cada incidente.​
  2. Fazer o diagnóstico: O NOC tentará remotamente identificar a causa do incidente. Se não for possível, solicitará ao responsável técnico do município para ir ao local e auxiliar no diagnóstico.​
  3. Acionar as partes para solução do problema: A depender do tipo de problema o NOC identificará quem deverá executar a solução, podendo ser a assistência técnica do fornecedor do equipamento, ou técnicos regionais da Seja Digital, o radiodifusor ou a prefeitura.​
  4. Acompanhar a solução: Cada caso será tratado como um “ticket”, permitindo a monitoração de todo o processo até que o problema seja resolvido.​

O NOC centraliza e gerencia toda a comunicação para garantir agilidade e organização no reparo das falhas.​

Nota: O NOC atende apenas ao responsável técnico oficial do município. O NOC não fará atendimento a população. ​

A prefeitura tem um contrato de manutenção com uma empresa regional. Como o município deve proceder nesse caso?

A Seja Digital cuidará apenas das atividades previstas no projeto. Se a prefeitura tiver contratado uma empresa regional, a Seja Digital poderá fazer uma interface direta com esta empresa de modo a trabalhar em complementaridade. As atividades da empresa deverão seguir as diretrizes do projeto, garantindo que suas ações e responsabilidades estejam alinhadas com os procedimentos definidos.​

É possível incluir mais canais na Estação?

Sim, é possível incluir mais canais na estação, mas é importante destacar que a inclusão de canais não faz parte do Projeto de Manutenção. Assim, a prefeitura precisará conduzir esse processo diretamente com o Ministério das Comunicações.

Término do projeto

Qual é o prazo do projeto?

O prazo do projeto está condicionado à disponibilidade orçamentária aprovada pelo Conselho Diretor da Anatel. Caso os recursos financeiros sejam suficientes, a execução do projeto poderá ser estendida até setembro de 2026.​

O que ocorre após o final do projeto?

Com o encerramento do projeto, a responsabilidade pela manutenção das estações será transferida para os respectivos municípios.​

Durante a vigência do projeto, espera-se que as prefeituras se capacitem para assegurar a continuidade das operações, seja com equipes próprias ou por meio da contratação de serviços especializados. Além disso, o período do projeto será uma oportunidade para que os municípios:​

  • Se familiarizem com os fornecedores de serviços e equipamentos;​
  • Conheçam os processos de manutenção preventiva e corretiva realizados nas estações.​

Para garantir a continuidade operacional e a transferência de conhecimento, é essencial que o representante técnico da prefeitura acompanhe presencialmente todas as intervenções realizadas nas estações, adquirindo experiência sobre os procedimentos e boas práticas de manutenção.​