DTV+: a nova era da TV aberta no Brasil

A nova geração da TV aberta permitirá uma experiência digital com mais qualidade de imagem e de som, mais interatividade e personalização.

Nesta iniciativa, a atuação da Seja Digital segue um modelo similar ao de uma aceleradora de projetos, com a mobilização de todo o setor – o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD), emissoras privadas e públicas e fornecedores de tecnologia e equipamentos, além de Anatel e Ministério das Comunicações.

Com a estruturação do ecossistema e a realização de testes, a Seja Digital está atuando na prospecção e atração de fornecedores capazes de sustentar essa transformação.

Em agosto de 2025, os primeiros testes começaram com estações de demonstração em São Paulo – e devem continuar até setembro de 2026. Em outubro de 2026, os resultados serão avaliados para encerramento deste projeto piloto.

Imagem Intro Programa

O que é a DTV+?

Mais do que estabelecer um novo padrão, a DTV+ transforma a televisão aberta em uma plataforma de aplicativos com conteúdo interativo, qualidade superior de imagem e de som, acessível a toda a população.

Com uma plataforma de aplicativos na TV aberta, a DTV+ oferecerá uma interface moderna e intuitiva.

Os primeiros testes realizados no país já usam a tecnologia MIMO (sigla em inglês para Multiple Input, Multiple Output), que permite a transmissão e recepção simultânea de múltiplos sinais e aumenta significativamente a qualidade da transmissão e da recepção.

Benefícios da DTV+

Qualidade superior

Suporte para transmissões em 4K, 8K e áudio imersivo com soundbars de até 22.2 canais.

Interatividade

Possibilidade de escolher, por exemplo, o narrador de um jogo em tempo real.

Personalização

Perfis configuráveis para preferências individuais de canais e acessibilidade.

Experiência intuitiva

Sintonização automática dos canais por meio da tecla DTV+ no controle remoto.

Mais conteúdos

Emissoras poderão disponibilizar conteúdos lineares e interativos via aplicativos.

Publicidade segmentada

Permite anúncios geolocalizados sem necessidade de canal de retorno.